Mata do Bussaco com atividades nos fins de semana dos próximos seis meses

Mensalmente terá também lugar a iniciativa “Na cozinha com”, um jantar vegan intimista com uma personalidade, sendo a primeira com Mafalda Luís Castro, no dia 28 de janeiro.

A Mata Nacional do Bussaco vai ter atividades em todos os fins de semana dos próximos seis meses, apostando numa programação para atrair visitantes ao longo de todo o ano, revelou o presidente da Fundação ontem, dia 25 de janeiro,


Exposições, caminhadas, jantares vegans com personalidades, terapias na floresta, oficinas pedagógicas e uma via-sacra encenada fazem parte de um vasto programa pensado para “combater a sazonalidade das visitas” à Mata Nacional do Bussaco que, segundo o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte, “vive muito do sol”.


Durante a conferência de imprensa da programação para o primeiro semestre do ano, Guilherme Duarte revelou que nos dias 26 de fevereiro, 26 de março, 30 de abril e 28 de maio terão lugar caminhadas pelo património edificado, enquanto as caminhadas pelo património natural estão agendadas para 04 de fevereiro, 04 de março, 08 de abril e 06 de maio.


Mensalmente terá também lugar a iniciativa “Na cozinha com”, um jantar vegan intimista com uma personalidade, sendo a primeira com Mafalda Luís Castro, no dia 28 de janeiro.


A atividade “Sábados no Bussaco” está agendada para 28 de janeiro, 18 de fevereiro, 18 de março, 15 de abril, 20 de maio e 17 de junho, propondo “Terapias de Floresta”, onde tem lugar “o relaxamento, a meditação e a aproximação com a natureza”.


Os “Domingos no Buçaco”, que preveem a realização de oficinas pedagógicas, terão lugar a 12 de fevereiro, 19 de março, 23 de abril e 21 de maio.


A programação para a Mata do Bussaco contempla também uma exposição de azulejos do século XVII-XVIII, que poderá ser visitada até 19 de fevereiro, bem como uma mostra alusiva à Última Ceia, patente de 04 de março a 09 de maio.


De acordo com o presidente da Fundação Mata do Bussaco, um dos momentos mais importantes da programação chega a 01 de abril, com a “Via Sacra Encenada”.


“Grupos locais de teatro vão associar-se e desenvolver esta iniciativa que irá decorrer ao longo do percurso da Via Sacra”, referiu.


Com uma extensão de cerca de três quilómetros, a Via Sacra do Bussaco é composta por vinte passos, correspondendo distintamente aos passos da Prisão e aos passos da Paixão de Cristo, sendo “a única réplica real da existente em Jerusalém”.


Será ainda dada continuidade ao “Cataprim”, um festival de artes para crianças e suas famílias, direcionado para a educação ambiental, que será desenvolvido nos dias 24 e 25 de junho.


Aos jornalistas, destacou ainda alguns eventos temáticos, nomeadamente a Romaria da Ascensão, a 18 de maio, o Bussaco ao Luar, a 03 de junho, e Os Pirilampos na Mata, a 09, 10, 16 e 17 de junho.


Conteúdo Recomendado