Marialva celebra entre hoje e domingo a Lenda de “Maria Alva, Pés de Cabra”

Gastronomia, música, visitas guiadas encenadas e oficinas artesanais animam a Aldeia Histórica de Marialva.

A Aldeia Histórica de Marialva, no concelho de Mêda, vai acolher entre hoje e domingo (22 de julho) várias atividades de animação em torno da lenda de Maria Alva Pés de Cabra.

Gastronomia, música, visitas guiadas encenadas e oficinas artesanais são algumas das principais iniciativas previstas para o quinto evento do ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”.

A Lenda de “Maria Alva, Pés de Cabra” é promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal e tem como finalidade recordar a lenda cuja origem se perde no tempo e está relacionada com o nome da própria aldeia.

Durante o fim de semana, Marialva oferece aos visitantes um programa imperdível, em que a música, os mercados, as exposições, os passeios equestres e as oficinas artesanais e a gastronomia complementam as visitas guiadas encenadas pela aldeia.

Segundo a organização, a cargo das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Mêda, um dos momentos altos serão também um jantar comunitário e uma peça de teatro sobre o tema, com atores locais.

Segundo os promotores, o evento promete “três dias de grande festa”, levando a cultura e a animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

A entrada é gratuita.

Programa completo do evento “Maria Alva, Pés de Cabra”:

20 de julho, sexta-feira
21h00 – Inauguração da exposição “Rostos e Memórias”: Exposição de fotografia antiga de Marialva.
21h30 – Música: Fado no Castelo

21 de julho, sábado
10h00 – Oficina “Saberes e Sabores”: Fabrico de pão artesanal nos fornos do Abel e da Olívia. Confeção de esparregado de favas com borrego. (*Sujeito a pré-inscrição)
15h00 – Visitas guiadas encenadas pela aldeia: Marialva e o Mestre de Avis. Visitas encenadas tendo como base a história de Marialva ao longo da crise de 1383-85.
15h00 – Passeios equestres “Pelos Trilhos da Dama”: passeios equestres gratuitos, ao longo da tarde, pela Aldeia Histórica.
16h00 – Oficina artesanal de Trabalhos em Feltro: Demonstrações de artesanato pelos utentes do Centro de Dia de Marialva.
19h30 – Jantar comunitário “Os Sabores da Dama”: Javali Guisado na Panela de Ferro. (*Sujeito a pré-inscrição)
21h30 – Teatro “Mari Alva – Dama Pés de Cabra”: Encenação da lenda da dama pés de cabra por atores locais (Academia Sénior de Mêda e Gentes de Marialva).
22h30 – Concerto de orquestra: Estágio de Orquestra Mêda 2018

22 de julho, domingo
10h30 – Oficina “Saberes e Sabores”: Galo na Panela de Ferro.
15h00 – Mercadinho do Marquês: Mostra e venda de produtos regionais.
15h30 – Visitas guiadas encenadas pela aldeia: As Voltas do Marquês. Visitas encenadas alusivas ao período áureo do Marquesado de Marialva (Séculos XVII e XVIII).
16h30 – Oficina equestre: O Marquês e a Mui Nobre Arte de Cavalgar.
17h30 – Visitas guiadas encenadas pela aldeia: As Voltas do Marquês.
19h00 – Concerto comentado de Música de Câmara: Pela História da Música de Câmara – Do Renascimento ao Contemporâneo. Com comentários do Maestro Cláudio Ferreira, concerto para relembrar o percurso da música de câmara, do renascimento ao contemporâneo.


Conteúdo Recomendado