Manteigas conclui instalação de Centro de Demonstração de Energias Renováveis

A Câmara Municipal de Manteigas está a ultimar o projeto de instalação de um Centro de Demonstração de Energias Renováveis no edifício da antiga Fábrica do Rio, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

Segundo José Manuel Biscaia (PSD), o projeto, que foi iniciado em 2008, com recurso a verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), combina várias fontes de energias renováveis e deverá abrir brevemente as portas ao público.

O município de Manteigas investiu mais de um milhão de euros na recuperação do edifício da antiga fábrica têxtil e já instalou vários equipamentos demonstrativos.

O autarca adiantou à Lusa que o edifício acolhe uma caldeira de aquecimento a ‘pellets’, toda transparente, “para toda a gente perceber qual é o circuito, como é que se faz o aquecimento [a partir] de ‘pellets’, a entrada dos ‘pellets’, a queima e a produção de calor”.

No local também serão expostas três ou quatro pequenas torres de demonstração de produção de energia eólica e equipamentos demonstrativos do processo de produção de energia solar, adiantou José Manuel Biscaia.

No mesmo espaço, situado junto do rio Zêzere, na vila de Manteigas, já se encontra a funcionar uma mini-hídrica, que está a produzir energia elétrica, segundo o responsável.

O futuro Centro de Demonstração de Energias Renováveis vai ficar ainda equipado com uma zona de carregamento de carros elétricos e com uma área de apoio para autocaravanas, que “precisam de fazer higienizações e substituições de águas”.

“Estamos agora a ver que mais é que podemos lá pôr dentro [do edifício], porque mandar as pessoas lá para dentro e ver um espaço vazio não é de todo desejável”, declarou o autarca.

José Manuel Biscaia assegura que o espaço, que está a “ganhar conteúdos” para abrir as portas ao público da região e do país, “será um ponto de visita dentro de pouco tempo”.

O responsável acredita que funcionará como mais um atrativo para o concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela e tem a pretensão de ser “um concelho verde”.

O projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Manteigas envolve a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, entre outras entidades.


Conteúdo Recomendado