Manifestação pacífica em solidariedade para com os afetados pelos incêndios na Guarda

Guarda, Covilhã, Fundão e Figueira de Castelo Rodrigo são alguns dos locais já confirmados.

Várias manifestações pacíficas em solidariedade para com as vítimas e lesados pelos incêndios que têm afetado Portugal foram marcadas através da rede social Facebook para o fim-de-semana um pouco por todo país e a região não é exceção. Guarda, Covilhã, Fundão e Figueira de Castelo Rodrigo são alguns dos locais já confirmados, no próximo sábado, dia 21 de outubro, às 16 horas.

O movimento de cidadãos “Basta! Por um futuro sustentável!” promove na região quatro manifestações contra os incêndios e em defesa da natureza para o próximo sábado na região: Guarda (Praça Velha), Covilhã (Câmara Municipal), Figueira de Castelo Rodrigo (Câmara Municipal) e Fundão (Praça do Município) são os locais já confirmados. Para mais informações consultar a página do Facebook do Movimento de cidadãos.

Trata-se de uma Manifestação “De luto e em silêncio: por todas as vítimas, por todas as casas destruídas, por todas as árvores ardidas” a realizar no sábado, nas sedes de concelho e Parlamento, à mesma hora, em que decorre a reunião extraordinário do Conselho de Ministros.

O objetivo do manifesto de descontentamento e de pesar é prestar homenagem às vítimas dos incêndios. “O nosso desejo é de que as inúmeras teorias já apresentadas e discutidas resultem num Pacto Nacional que envolva todas as entidades responsáveis, tenham elas as siglas que tiverem, que surtam efeitos imediatos, mas ainda mais importante, que sejam promotoras de resultados a muito longo prazo” refere a organização na página de Facebook.

“Pedimos às pessoas que no sábado, às 16 horas, vão para as principais praças das cidades de todo o país para silenciosamente e pacificamente se manifestarem em sinal de respeito e solidariedade”, acrescenta.

Recorde-se que as centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 41 mortos.


Conteúdo Recomendado