Manifestação cultural e ambiental junta mais de 500 pessoas em Aguiar da Beira

A manifestação cultural e ambiental foi promovida pelo CLDS 4G Aguiar no Coração, em parceria com o Município de Aguiar da Beira, Juntas de Freguesia, Agrupamento de Escolas e algumas instituições sociais.

Mais de 500 pessoas participaram no espetáculo comunitário, cultural e ambiental “Uma Só Terra”, em Aguiar da Beira que se realizou na tarde de domingo, 31 de julho, na Feira das Atividades Económicas do Concelho.


Esta iniciativa “teve o objetivo de sensibilizar a comunidade para a proteção do meio ambiente e de reforçar a unidade e identidade do território”.


O espetáculo “Uma Só Terra” envolveu a população das 10 freguesias numa manifestação cultural e ambiental, em que estiveram em destaque os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar.


Iniciou com um desfile das freguesias do município de Aguiar da Beira, numa mostra das potencialidades e preocupações ambientais, passando depois para o palco, numa representação criativa centrada nas características ambientais e culturais do concelho, contada pelo avô “Paixão” à neta “Alice” e ilustrada com músicas e dramatizações protagonizadas por 150 pessoas do concelho, e terminou com um convívio intergeracional.


“Uma Só Terra foi o mote para refletirmos, enquanto comunidade, no nosso percurso como seres humanos e parte integrante da natureza. A riqueza das nossas tradições e dos nossos costumes poderão servir como exemplo para os mais jovens de como viver em relação com o meio ambiente. Foi ainda uma tentativa de sensibilizar a comunidade para a temática da proteção do ambiente e da unidade enquanto concelho. Afinal de contas, partilhamos um só planeta, a Terra. Mas somos, igualmente, uma só terra: Aguiar da Beira!”, referiu a organização.


A manifestação cultural e ambiental foi promovida pelo CLDS 4G Aguiar no Coração, em parceria com o Município de Aguiar da Beira, Juntas de Freguesia, Agrupamento de Escolas e algumas instituições sociais.


O programa de desenvolvimento social “Aguiar no Coração”, enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 4G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.


Conteúdo Recomendado