Mais de 190 produtores de queijo DOP admitidos na iniciativa Vale Pastor +

A iniciativa pretende dar resposta à perda do impacto e do interesse que a atividade de produção de queijo DOP tem vindo a sofrer nos últimos tempos.

O Vale Pastor + é mais uma iniciativa inovadora inserida no projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, que pretende dar resposta à perda do impacto e do interesse que a atividade de produção de queijo DOP tem vindo a sofrer nos últimos tempos junto, não só dos jovens produtores, como também de novos investidores.

Esta iniciativa, destinada a atuais e potenciais empresários/empreendedores, instalados nas regiões DOP Serra da Estrela, DOP Beira Baixa, DOP Rabaçal, que pretendem dedicar-se à atividade da produção e comercialização de queijo DOP ou à expansão da sua atividade, contou com 228 candidaturas, tendo 196 delas sido aprovadas.

A iniciativa decorrerá até maio de 2020, sendo que durante o seu decorrer os produtores serão sujeitos à verificação mensal da qualidade do leite DOP produzido e do cumprimento das normas dos cadernos de especificações da DOP estabelecidos. No fim do processo de avaliação serão premiados com o Vale Pastor +, no valor de 2.500,00 euros, os candidatos aceites que tenham evidenciado uma qualidade de leite mais elevada, durante o período de dezembro/2019 a maio/2020.

Através da atribuição de um prémio monetário, por parte da Comunidade Intermunicipal com responsabilidade administrativa no território de instalação do respetivo produtor, a iniciativa pretende não só incentivar os produtores já existentes a continuarem a sua aposta neste tipo de produção como estimular a criação de novas empresas nesta atividade.

A atribuição do Vale Pastor + enquadra-se no projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, apoiado pelo CENTRO 2020, no qual participam 14 entidades, que integram o sistema científico e tecnológico, as associações de fileira e as comunidades intermunicipais, e que se propõem a desenvolver um conjunto alargado de ações de valorização e melhoria da competitividade da fileira do queijo DOP da Região Centro.


Conteúdo Recomendado