Maiores economias do euro crescem acima do previsto

Alemanha e França ajudam zona euro a sair da recessão no segundo trimestre.A Alemanha e França, as duas maiores economias da zona euro, cresceram mais do que o previsto no segundo trimestre deste ano, revelaram os gabinetes de estatísticas dos dois países. A economia alemã cresceu 0,7% face aos primeiros três meses do ano, quando […]

Alemanha e França ajudam zona euro a sair da recessão no segundo trimestre.A Alemanha e França, as duas maiores economias da zona euro, cresceram mais do que o previsto no segundo trimestre deste ano, revelaram os gabinetes de estatísticas dos dois países. A economia alemã cresceu 0,7% face aos primeiros três meses do ano, quando tinha estagnado, revelou o Federal Statistics Office. Os economistas sondados pela Bloomberg esperavam um crescimento de 0,6%.
De acordo com o gabinete de estatísticas alemão, a procura interna foi a componente que mais puxou pela economia: tanto o consumo privado como o público aumentaram face ao primeiro trimestre do ano. O investimento retomou e as exportações também deram um contributo positivo. Já França cresceu ao ritmo mais acelerado desde que François Hollande assumiu a presidência: avançou 0,5% no segundo trimestre, quando os economistas antecipavam um avanço de 0,2%.A explicar o crescimento francês esteve uma recuperação tanto do consumo, como das exportações.
As duas economias contribuem assim de forma decisiva para retirar a zona euro da recessão, favorecendo o esforço de ajustamento orçamental de países como Portugal. Pelas 11 horas o Instituto Nacional de Estatística vai revelar o PIB da economia nacional e o Eurostat vai divulgar o PIB para o conjunto da moeda única e para a União Europeia.


Conteúdo Recomendado