O “Magusto da Velha”, tradição que remonta a 1698, continua a ser realizado na freguesia de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, decorre hoje, dia 26 de dezembro, pelas 14h30.
Segundo a lenda, uma velha abastada terá feito uma doação para que o povo pudesse um dia por ano, beber vinho e comer castanhas e foi assim que nasceu o tradicional “Magusto da Velha” que perdura até hoje.
Segundo a organização, trata-se de uma tradição secular e única no mundo, que celebra a solidariedade de uma velha, muito abastada, para com o seu povo (da aldeia de Santa Maria de Porco, hoje Aldeia Viçosa), numa Idade Média caracterizada pela miséria e pela fome, lavrando um Testamento segundo o qual se deveriam dar castanhas e vinho ao povo, todos os anos, provenientes da sua propriedade (Quinta do Lagar de Azeite), em troca de uma missa pela sua alma.
A iniciativa terá início pelas 14h30 com a resenha histórica “De Porco a Aldeia Viçosa” na Igreja Matriz, seguida da Missa pela Velha, como manda o Testamento.
Pelas 15h30, o Grupo Hereditas fará uma dramatização do Testamento e, meia hora depois, realiza-se o Cortejo do Magusto com o Grupo de Percussão de Valhelhas.
A distribuição de castanhas e vinho, a degustação de azeite com torradas e o Convívio com Vinho “Quinta do Ministro” serão seguidos de animação musical, terminando, assim, esta edição do “Magusto da Velha.”
A organização do evento está a cargo da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa e da Câmara Municipal da Guarda.