Magusto da Velha em Aldeia Viçosa (Guarda)

O início dos festejos começa com a Missa pela Velha e beneméritos da freguesia, seguindo-se o Cortejo das Castanhas e do Vinho.

O tradicional Magusto da Velha realiza-se amanhã, dia 26, a partir das 14 horas, em Aldeia Viçosa, na Guarda.
O início dos festejos começa com a Missa pela Velha e beneméritos da freguesia, seguindo-se o Cortejo das Castanhas e do Vinho, e o lançamento das castanhas, cavaladas e degustação de Vinho.

Às 16 horas, no Salão Cultural, “À conversa com…”histórias e estórias à volta do Magusto da Velha e do Quadro de Grão Vasco”. Depois há degustação de torradas com azeite, castanhas assadas e vinho. A animação está a cargo do grupo de teatro Hereditas e Concertinas de Pêro Soares.

Reza a história que não há um ano em Aldeia Viçosa, freguesia do concelho da Guarda, sem “Magusto da Velha”. A tradição remonta a 1698 e está ligada a uma obrigação contraída pela Igreja de Vila do Porco, como se chamava então Aldeia Viçosa. Segundo a história, viviam-se tempos de fome quando uma velha abastada terá feito uma doação para que o povo pudesse, um dia no ano, beber vinho e comer castanhas. Em contrapartida, o clero comprometeu-se a rezar em sua memória um Padre Nosso todos os anos depois do Natal. A vontade foi satisfeita e a tradição perpetuou-se durante séculos, não havendo geração que não cumprisse este magusto, embora não seja seguido à risca, uma vez que a “Velha” pedia que se realizasse no dia 1 de Janeiro. No entanto, há mais de um século que esta data é trocada para 26 de Dezembro. No dia os sinos repicam insistentemente e anunciam que a folia vai começar. Junto ao madeiro de Natal, que ainda arde, novos e velhos aguardam que do cimo do campanário da igreja “chovam” os 150 quilos de castanhas. O vinho, esse, está guardado religiosamente para depois ser distribuído por todos. Está tudo pronto. Alguém exclama: «Cuidado com a cabeça vai chover castanha!». E o frenesim começa. Quilos e quilos de castanhas são lançados para o adro, que mais parece o cenário de uma batalha campal, onde só um adversário é que está armado. O jogo do empurra começa para ver quem apanha mais e quem foge melhor à chuva de castanhas. As risadas soltam-se também por causa das “cavaladas”, vulgo saltar para as costas de quem se baixa para apanhar castanhas. Assim que a castanha acaba, aparecem os litros de vinho tinto. Primeiro para os mais velhos e depois para as senhoras. É hora de provar a pinga e confraternizar, mas também de rever muitos velhos amigos, pois ninguém falta à festa.

 


Conteúdo Recomendado