Luz e gás não sobem no próximo trimestre

Os preços da luz e do gás natural não vão subir nos próximo trimestre, anunciou ontem a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

“Da apreciação das condições do mercado de energia elétrica, justifica-se a não alteração das tarifas transitórias de venda a clientes finais em vigor para todos os fornecimentos de energia elétrica”, diz o regulador em comunicado.

Que acrescenta que, no caso do gás natural “as condições de aprovisionamento nos mercados internacionais justificam, de igual modo, a não alteração das tarifas transitórias em vigor para todos os fornecimentos de gás natural”.

Recorde-se que estas tarifas de luz e gás são as transitórias, ou seja, aquelas que substituíram as tarifas reguladas no inicio de 2013 e que servem, como o nome indica, para fazer a transição entre o fim do mercado regulado para o arranque total do mercado livre. Estas tarifas acabam de vez no final de 2015 e até lá são revistas de três em três meses, podendo subir, descer ou ficar iguais, como agora.

E uma vez que falta praticamente um ano para estas tarifas acabarem e, consequentemente, acabar de vez o mercado regulado e passarem a ser as empresas as únicas a ditar os preços da luz e gás natural, a ERSE anunciou ainda ontem que atualizou os simuladores que tinha disponíveis no site (www.erse.pt) e que permitem ver qual a oferta do mercado livre que mais se adequa ao consumo.


Conteúdo Recomendado