Luís Tadeu reconduzido na Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela

O autarca foi reeleito, por unanimidade, na reunião de hoje do conselho intermunicipal daquele organismo, realizada após a tomada de posse dos autarcas que foram eleitos nas autárquicas do dia 26 de setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, o social-democrata Luís Tadeu, foi hoje reconduzido no cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), com sede na cidade da Guarda.

O autarca foi reeleito, por unanimidade, na reunião de hoje do conselho intermunicipal daquele organismo, realizada após a tomada de posse dos autarcas que foram eleitos nas autárquicas do dia 26 de setembro.

Para a vice-presidência da CIM-BSE foram eleitos os autarcas dos municípios de Manteigas (o independente Flávio Massano) e de Fornos de Algodres (o socialista Manuel Fonseca).

Na mesma sessão, foram, ainda, eleitos os dois secretários executivos, continuando António Ruas como 1.º secretário e António Miraldes como 2.º secretário da CIM-BSE.

No final da reunião, o autarca reeleito, Luís Tadeu, disse aos jornalistas que foi reconduzido por unanimidade, “com todo o gosto e honra”.

Em relação às prioridades para os próximos quatro anos, referiu que “são aquelas que já tinham sido definidas” no mandato anterior, que estão relacionadas com “preocupações” e com aquilo que a CIM-BSE pretende concretizar através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do quadro comunitário 2020-2030.

No âmbito do PRR, o autarca destaca a concretização de um programa que tem como eixo transversal a conectividade no território, “não apenas nas áreas urbanas dos concelhos, mas nos territórios no seu todo”.

Referiu, ainda, que nos próximos quatro anos, a CIM-BSE dedicará especial atenção à mobilidade no território.

“A prestação do serviço de transportes tem de ser alterado. Tem de passar a ter em conta, também, as novas energias alternativas, (…) temos de avançar muito, também, na questão do transporte flexível e do transporte a pedido”, disse.

Segundo Luís Tadeu, será necessário tomar medidas para reduzir custos, alegando que “andar com autocarros já com uma certa idade, de grande dimensão, para transportar, às vezes, um pequeno número de pessoas, não é viável”.

“Portanto, teremos que encontrar formas de prestar um melhor serviço, ainda, do que é prestado hoje, mas a custos muito menores”, apontou

Ainda na questão dos transportes de passageiros, referiu que, neste momento, “estão abertos todos os cenários possíveis” e as medidas a tomar estão dependentes dos estudos, da viabilidade económica e financeira e do financiamento, entre outros fatores.

No plano cultural, segundo Luís Tadeu, a CIM-BSE vai continuar envolvida na realização de redes de programação cultural e “a lutar e a pugnar” pela candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A CIM-BSE tem sede na Guarda e é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado