Lotação esgotada nos estabelecimentos prisionais da Covilhã e da Guarda “não é preocupante”

Atualmente estão detidas cerca de uma centena de pessoas na Covilhã enquanto na Guarda a capacidade do estabelecimento está lotada, com 210 reclusos.

O Director dos estabelecimentos prisionais da Covilhã e da Guarda não considera preocupante o facto de as duas estruturas estarem neste momento com a capacidade lotada. Atualmente estão detidas cerca de uma centena de pessoas na Covilhã enquanto na Guarda a capacidade do estabelecimento está lotada, com 210 reclusos.
Luís Couto refere que “a lotação esgotada não me preocupa mas preocupa-me se no futuro tivermos uma lotação que nos impeça de fazer projetos de reabilitação; se mantivermos os níveis de ocupação que temos tido até agora isso permite-nos fazer um trabalho sério do ponto de vista de reinserção social dos indivíduos que aqui cumprem a sua pena”.
Chegado há três anos à Direcção conjunta dos estabelecimentos prisionais da Covilhã e da Guarda, Luís Couto faz um balanço muito positivo do trabalho que tem vindo a ser realizado “tem sido um trabalho muito intenso, a nossa intervenção tem decorrido de forma normal e sem qualquer tipo de sobressaltos e por isso eu entendo que se trata de um trabalho positivo”.
Evitar os comportamentos de reincidência e promover uma reintegração mais fácil na sociedade continuar a ser os dois principais objetivos do Director do estabelecimento prisional. Para isso “nós promovemos semanalmente várias atividades uma vez que temos a noção de que quanto maior for a intervenção, nomeadamente em termos de qualidade, ela melhora a capacidade de socialização dos indivíduos que estão aqui a cumprir pena e é essa a nossa aposta, que assenta também num outro eixo fundamental que é o da prevenção da reincidência”.
Já no que diz respeito à melhoria de instalações, designadamente na Covilhã, o Director do estabelecimento prisional refere que tem vindo a ser feitas várias intervenções com o objetivo de melhorar as condições de funcionamento daquele equipamento “já concretizamos algumas melhorias nomeadamente ao nível do nosso refeitório, também nos espaços comuns e em algumas salas de habitação e vamos fazendo estas intervenções de uma maneira faseada para que a execução de pena seja o mais facilitadora possível para quem tem de a cumprir aqui na Covilhã”.


Conteúdo Recomendado