Loriga revive tradição do ‘Cambeiro de São Sebastião'

Segundo a Câmara Municipal de Seia, o ‘Cambeiro’ é «um simples mastro, outrora de madeira, onde são colocadas as ofertas da população». A vila de Loriga, no concelho de Seia, revive no domingo a tradição do ‘Cambeiro de São Sebastião’, que não é mais do que um peditório destinado a angariar fundos para uma das […]

Segundo a Câmara Municipal de Seia, o ‘Cambeiro’ é «um simples mastro, outrora de madeira, onde são colocadas as ofertas da população».
A vila de Loriga, no concelho de Seia, revive no domingo a tradição do ‘Cambeiro de São Sebastião’, que não é mais do que um peditório destinado a angariar fundos para uma das festas religiosas da vila em honra daquele santo. Segundo a Câmara Municipal de Seia, o ‘Cambeiro’ é «um simples mastro, outrora de madeira, onde são colocadas as ofertas da população». Ao som de uma campainha, aquela estrutura «anda pelas ruas e recolhe o que de melhor se faz na vila, desde o tradicional enchido, não fosse esta a altura do fumeiro, aos cereais armazenados da última colheita e até mesmo os animais vivos, como os galos e as galinhas, que no final, no adro da igreja, são arrematados num animado e tradicional leilão», acrescenta. O evento está integrado no plano de atividades do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha.

Conteúdo Recomendado