“Longe” e “Pai Natal” de José de Oliveira Portugal no TMG

A sessão organizada pelo Cineclube da Guarda conta com a presença do realizador José de Oliveira e terá debate no final.

“Longe” e “Pai Natal” são dois filmes de José de Oliveira Portugal, que vão passar amanhã, dia 13, no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda, às 21h30. A sessão organizada pelo Cineclube da Guarda conta com a presença do realizador José de Oliveira e terá debate no final.

“Longe” é uma ficção para maiores de 12 anos. Um Homem vai-se aproximando de uma grande cidade pelos acessos mais secretos, áridos, selvagens. Chega e avista a cidade de Lisboa dos altos e por cima dos montes. Lá, de onde saiu há muitos anos, sente-se um estranho. Reconhece e não reconhece a paisagem e o ambiente. Que o atrai e o repele. Procura amigos, conhecidos, lugares, uma filha que lhe chegou por carta tanto tempo passado. Descobre e redescobre um último reduto onde se sente em casa. Mas parte, no fim, parte.

Enquanto o “Pai Natal”, é sobre um jovem de Braga, estudante e amante de cinema, vai para Lisboa, onde arranjou um emprego fugaz e particular. Mas, como sempre, as verdadeiras razões da descida à Capital não são essas. Entre as salas escuras, uma rapariga e os amigos, o retrato de um tempo e de um rapaz como muitos. Meio perdido, meio desinteressado.

 


Conteúdo Recomendado