Literacia familiar em livro por docentes da UBI

Maria da Graça Sardinha e Paulo Osório, docentes do Departamento de Letras da UBI, juntamente com Fernando Azevedo, docente da Universidade do Minho, irão lançar brevemente o livro “Literacia Familiar e Culturas de Margem? Espaços de Concretização”.

Este livro reúne um conjunto de artigos cuja investigação de base foi objeto de algumas teses de doutoramento orientadas no 3º ciclo em Letras da Universidade da Beira Interior, tendo havido recomendação dos respetivos júris para a respetiva publicação.

Trata-se de um livro especializado que aborda a questão da(s) literacia(s), nomeadamente no que respeita à relação entre Cultura, Língua e Literacia. Há, igualmente, neste estudo, a defesa de textos não incluídos no cânone e, assim, definidos por alguns estudiosos como pertencentes a uma “cultura de margem”, mas que os autores desta investigação consideram fundamentais no espaço da aula de língua portuguesa.

A obra salienta o papel das literaturas infantis que, após algumas divergências epistemológicas, originaram profunda investigação, aqui e além fronteiras, dando lugar a um cenário formal de ensino nas escolas superiores de educação e em universidades, impondo-se à medida que a história e a realidade sociocultural das crianças foi evoluindo. Nesta perspetiva, os autores entendem que tanto escolas, como famílias ou outras agências culturais ou de literacia deverão possuir uma visão de abertura que lhes permita a utilização pedagógica de todo o tipo de artefactos culturais, para se potenciarem vivências e, fundamentalmente, para se elevar o nível de literacia das populações.


Conteúdo Recomendado