Link Me Up: Politécnico da Guarda e empresas lançam novos desafios aos estudantes

O objetivo é que os estudantes das licenciaturas, dos mestrados e dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) – em conjunto com docentes do IPG e organizações externas – criem soluções para problemas reais da comunidade.

O Instituto Politécnico da Guarda abriu candidaturas, que decorrem até ao dia 17 de outubro, para os novos projetos de cocriação e inovação do Demola, lançados em parceria com empresas e instituições da região.

“Link Me UP – 1000 ideias” é o nome deste programa de incentivo ao empreendedorismo que junta 13 institutos politécnicos e é financiado pelo Programa Compete que se associa ao Projeto de Formação de Professores “Inovação Educativa”, promovido pelo mesmo consórcio e financiado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH).

Através desta iniciativa, os estudantes do IPG terão a oportunidade de trabalhar em equipas multidisciplinares para resolver desafios reais apresentados pelas organizações. Quinta do Rio Noéme, Coficab, Nobre Vinhos e Tal, Farmácia da Estação, Egiclinica – Serviços Médicos e de Enfermagem, Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) são as entidades que este ano se juntaram ao IPG neste projeto de inovação.

Os desafios desta edição vão desde igualdade de género no trabalho, passando pela gestão sustentável das florestas, pelo aumento da competitividade empresarial e pelo turismo sustentável na Serra da Estrela.

A participação no projeto possibilita ao estudante:
• Desenvolvimento de competências assentes em contextos reais;
• Participação em projetos através de metodologia inovadora;
• Desenvolvimento de uma rede de contactos e networking com as organizações nacionais e internacionais;
• Possibilidade de ter contacto e experiências internacionais no âmbito do projeto;
• Usufruir de uma bolsa financeira de Cocriação;
• Valorização curricular, através da creditação curricular de 6 ECTS ou através da creditação de competências.

Os estudantes interessados em participar nos desafios do Demola devem submeter a sua candidatura até dia 17 de outubro de 2021 através do portal Cocreation Portugal: https://portal.cocreationportugal.com/?location=ipguarda. A duração do projeto é de 8 semanas. Terá início a 25 de outubro e termina 17 de dezembro de 2021.

Para mais informações consulte o site: www.ipg.pt/projetococriacao/default.aspx ou através do e-mail projetococriacao@ipg.pt .


Conteúdo Recomendado