Linhares da Beira recebe mais uma edição do ciclo ’12 em Rede – Aldeias em Festa’

O Ciclo de Eventos ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’ regressa à Aldeia Histórica de Linhares da Beira entre os dias 12 e 14 de julho com o evento “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova”.

Entre 12 e 14 de julho, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal e o Município de Celorico da Beira promove o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira.

A iniciativa, dedicada a “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova”, pretende criar uma viagem sensorial pela aldeia através de personagens que vivem na memória colectiva dos seus habitantes e que inclui uma programação variada como o mercadinho d’aldeia, jantar comunitário, teatros de rua, concertos, oficinas, degustações e batismos de parapente.

A organização procura voluntários para participar nas atividades teatrais, nomeadamente na representação das lendas “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova” e “O Segredo de Dona Lopa” assim, os interessados devem realizar a sua inscrição, AQUI.

Os expositores interessados em participar no Mercadinho D’aldeia com produtos endógenos e/ou artesanais em barraquinhas com bancas devem efetuar a sua inscrição em: https://forms.gle/Nzh74ktfU5HCQ4ve7

 

Sobre a lenda:

A história de Dom Rodrigo Mendes remonta ao reinado de D. Sancho I (final do século XII). Eram alcaides do Castelo de Linhares e do Castelo de Celorico da Beira respetivamente os irmãos Rodrigo e Gonçalo Mendes. Encontrando-se este último cercado em Celorico pelas forças do reino de Leão, acorreu de imediato Rodrigo com as gentes de Celorico em auxílio do irmão, logrando vitória sob a invocação de Nossa Senhora dos Açores, em devoção a quem se ergueu uma Capela a meio caminho entre ambas as localidades.


Conteúdo Recomendado