Leitura encenada de Berkoff no Teatro das Beiras

O Teatro das Beiras, apresenta nos dias 4 e 5 de outubro uma leitura encenada do texto “Kvetch” de Steven Berkoff no café teatro do Teatro das Beiras. Este novo evento da companhia covilhanense deverá ter início às 21h30. “Kvetch é aquele diálogo submerso no inconsciente que nos atravessa a mente, que, vez em quando […]

O Teatro das Beiras, apresenta nos dias 4 e 5 de outubro uma leitura encenada do texto “Kvetch” de Steven Berkoff no café teatro do Teatro das Beiras. Este novo evento da companhia covilhanense deverá ter início às 21h30.
“Kvetch é aquele diálogo submerso no inconsciente que nos atravessa a mente, que, vez em quando nos guia, protege. São aqueles pensamentos que não esperam para aparecer, muitas vezes a grande verdade do que realmente somos e pensamos. Sobretudo é aquela coisa que nos põe loucos porque simplesmente não conseguimos transformá-la em palavras saídas da boca”. Assim começa a explicação de mais um trabalho do Teatro das Beiras. A companhia covilhanense apresenta, durante dois dias, uma leitura encenada do texto adaptado que pretende ser uma comédia sobre a ansiedade, “que nos mostra como comunicaríamos se nos livrássemos do medo e tivéssemos a verdadeira conversa”. A dinâmica da cena gira em torno de um casal em colapso, obcecado, uma mulher que se sente desprezada pelo marido em detrimento dos interesses dele. O marido demasiado desiludido com o emprego de vendedor que já não consegue perceber os apelos dela. Ambos escondem que se odeiam. A sogra dependente e já sem objectivos. O colega de trabalho, recém-divorciado, com crise de autoestima. O cliente novo-rico que se junta a um coro de queixumes acerca dos falhanços da humanidade. Uma classe trabalhadora insegura, personagens desiludidas sussurrando sobre trabalho, sonhos, família, sexo e as normais trapalhadas da vida. “Kvetch é um projeto teatral de base realista contemporânea que assenta na realização de uma comunicação direta e real com o público, promovendo a reflexão sobre a condição humana, social e familiar no mundo ocidental. É uma escolha onde se procura debater o comportamento do homem, o ser humano, que vive constantemente obcecado pela sua identidade, onde procura o seu próprio espaço de isolamento e cria a sua fronteira em condições que lhe são castradoras, numa sociedade que o engole”, apontam. A direção técnica pertence a Fernando Landeira que se junta aos atores Pedro Damião, Pedro da Silva, Sara Gabriel e Sónia Botelho. O desenho de luz é de Jay Collin.

Conteúdo Recomendado