Lançamento do CAFAP “Entre Famílias” no Fundão

O Projeto CAFAP representa uma nova resposta social para famílias em risco.

O CACFF – Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão lança uma nova resposta social com o projeto CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Familiar, denominado “Entre Famílias”, que visa tornar funcionais famílias em risco.

Segundo o CACFF, este será um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.

Em comunicado, o CACFF explica que este projeto “assume especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva, tendo em conta a realidade social em que se perspetiva a sua intervenção”. Assim, os Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental desenvolvem uma intervenção especializada dirigida às famílias com crianças e jovens com vista “à valorização de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar”.

O protocolo foi assinado com o Instituto da Segurança Social, no passado dia 05 de dezembro, no Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco, assumindo um papel de grande importância no apoio aos Tribunais, CPCJ’s, Câmaras Municipais, Agrupamentos de Escolas e Saúde, uma vez que é a única resposta deste género no território distrital.


Conteúdo Recomendado