Junta de Maceira dá nome de cozinheira da “sopa dos pobres” a rua

Junta de Freguesia de Maceira, em Fornos de Algodres, homenageia D. Maria Piedade dos Santos que cozinhava para as crianças mais necessitadas.

Para comemorar o centenário de Maria Piedade dos Santos, a Junta de Freguesia de Maceira, no concelho de Fornos de Algodres, homenageou a cozinheira da “Sopa dos Pobres”, atribuindo o seu nome a uma rua da freguesia.

Nos anos 50, a homenageada era responsável pela confeção da “Sopa dos Pobres”, que era paga por um casal inglês que nessa altura estava radicado na freguesia para a exploração do urânio que em outros tempos dava emprego a muitos habitantes da localidade, explica uma nota da Junta de Freguesia de Macieira.

De confeção simples – a sopa é confecionada apenas com feijão, massa, arroz, azeite e sal – D. Maria Piedade dos Santos tinha sempre em conta aqueles que por mais necessidades passavam, especialmente das crianças que moravam nas quintas e saíam de casa de manhã cedo e só regressavam ao fim do dia.

Segundo uma nota informativa, D. Maria da Piedade dos Santos dedicou parte da sua vida em prol das crianças da freguesia, oferecendo a sopa a todos aqueles que necessitavam, permitindo assim que as crianças tivessem pelo menos uma refeição condigna durante o dia.

Durante uma década, esta sopa era confecionada diariamente e servida a cerca de uma centena de crianças, sendo que a restante era distribuída por algumas famílias mais carenciadas, salienta a mesma fonte.

A inauguração da placa de toponímia decorreu ontem junto à Sede da Junta de Freguesia de Maceira e no final também foi distribuída a “Sopa dos Pobres” a todos os presentes.

 

 


Conteúdo Recomendado