Jovens da Guarda foram campeões no Mundial do Robot Bombeiro

A equipa ADoT Município da Guarda sagrou-se campeã mundial da Junior Division e a equipa ADoT Vila Franca sagrou-se vice campeã mundial da High School Division.

Os jovens da Associação Desenvolver o Talento (ADOT) participaram em Hartford (EUA) a edição 2017 do Fire Fighting Home Robot Contest, evento anualmente organizado pelo Trinity College. Conhecido como “Mundial do Robot Bombeiro” contou com a presença de 80 equipas de sete países (Canadá, China, Indonésia, Israel, Portugal, Emiratos Árabes Unidos e EUA).

Participaram com duas equipas, uma na Junior Division (ADoT Município da Guarda) e outra na High School Division (ADoT Vila Franca) onde obtiveram excelentes prestações em confronto com participantes que frequentam escolas secundárias e de ensino superior.

A equipa ADoT Município da Guarda (integrada por Diogo Dinis e João Cordeiro) sagrou-se campeã mundial da Junior Division tendo obtido a nona melhor classificação geral de todos os escalões (incluindo jovens do Ensino Superior).
Por sua vez, a equipa ADoT Vila Franca (integrada por Gustavo Rua e Miguel Fernandes) sagrou-se vice campeã mundial da High School Division, tendo obtido a décima melhor classificação geral de todos os escalões.

Paralelamente à competição, teve lugar as Olimpíadas de Robótica, nas quais os participantes dispõem de 50 minutos para responderem por escrito a um conjunto de perguntas técnicas no âmbito da robótica. Os elementos da equipa ADoT Município da Guarda obtiveram o 1º  lugar dos juniores. Ainda de referir que o Poster (Científico) apresentado por esta equipa foi selecionado com um dos 10 melhores Posters de todas as equipas, de todos os escalões.

De salientar que um outro sócio da associação, Tiago Caldeira, também participou neste evento internacional de robótica educativa, chefiando a equipa dos Emiratos Árabes Unidos, inscritos na Sénior Division, obtendo o 1º prémio de Apresentação Científica de Poster neste escalão.


Conteúdo Recomendado