José de Mello conclui venda de 2,59% da EDP por 303 milhões de euros

A José de Mello Energia já concluiu a operação de venda de 2,592% do capital da elétrica portuguesa. Cada ação foi vendida a 3,20 euros, o que representa um encaixe de, aproximadamente, 303 milhões de euros.

A José de Mello Energia concluiu esta sexta-feira, 4 de Abril, a venda de 2,592% do capital da eléctrica portuguesa, realizada através de um processo de “accelerated bookbuilding”, ou seja, através de um processo de alienação a investidores institucionais.
Segundo um comunicado da José de Mello à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), cada ação da EDP foi vendida a 3,20 euros, o que representa um encaixe de, aproximadamente, 303,3 milhões de euros.
Depois desta operação, a companhia de Vasco de Mello fica com 2% do capital da EDP, perdendo o estatuto de maior acionista português da eléctrica, que passa agora a ser o BCP, com 2,6% do capital. Este é, aliás, mais um acionista histórico que abandona o capital da eléctrica nacional no último ano.

“A José de Mello anuncia que concluiu a alienação de 94.787.697 ações representativas de cerca de 2,592% do capital social da EDP”, refere o comunicado da empresa ao regulador.

“A colocação das ações foi realizada através de um processo de ‘accelerated bookbuilding’ dirigido em exclusivo a investidores qualificados ao preço de 3,20 euros por ação. É estimado que a receita total resultante da oferta seja de 303,3 milhões de euros e que a liquidação da oferta ocorra em 9 de Abril de 2014.”

O Caixa-Banco de Investimento, o Espirito Santo Investment Bank e o Millennium Investment Banking actuaram como Joint Bookrunners da oferta, isto é, foram os bancos que geriram a operação.

Após esta alienação, a José de Mello continua a deter uma participação qualificada na EDP agora constituída por 73.249.881 ações correspondente a 2% do capital social e direitos de voto.


Conteúdo Recomendado