Jornalismo de proximidade e ecossistema digital em debate na UBI

A iniciativa ‘Local Media Fal(l) School’ decorre na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, entre os dias 19 e 21 de setembro.

O jornalismo de proximidade e o ecossistema digital são os temas centrais da Local Media Fal(l) School que o projeto Remedia.Lab organiza entre os dias 19 e 21 de setembro, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI).

“Media locais, regionais, comunitários e de proximidade” é o mote da atividade, que contará com momentos de formação e sessões de apresentação de estudos académicos realizados em instituições do ensino superior e unidades de investigação portuguesas e estrangeiras. Para ambas as modalidades – estudos académicos e trabalhos jornalísticos – está a decorrer uma chamada de trabalhos que se encontra aberta até 31 de agosto.

“Esta é uma escola de outono em torno dos media hiperlocais, locais, regionais, comunitários e de proximidade, que pretende, num ambiente convivial e informal, proceder a uma abordagem ao papel do jornalismo de proximidade no novo ecossistema digital”, descreve João Carlos Correia, investigador responsável pelo Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais. O projeto está sediado no LabCom.IFP, unidade de investigação localizada precisamente na FAL-UBI.

A data da iniciativa coincide com a primeira semana do ano letivo 2019/2020 e ainda com o Festival da Cherovia, que decorrerá de 18 a 22 de setembro, no centro histórico da Covilhã.

De acordo com João Carlos Correia, “a dinâmica da Local Media Fal(l) School foi pensada para girar em torno do Festival”. Os participantes – académicos, jornalistas e estudantes – “vão ser desafiados a realizar reportagens multimédia sobre o evento e recorrendo a dispositivos móveis”, refere o também docente do Departamento de Comunicação e Artes. Desta forma, vão experimentar formas diferentes de trabalhar jornalisticamente um evento que se realiza regularmente, dedicado a um produto que faz parte da identidade agrícola da região.

A iniciativa surge com a perspetiva de se tornar “um evento regular, que surge a partir da FAL-UBI e que se estende à cidade, concelho e região”, refere ainda o responsável pelo Remedia.Lab.

A estreia da Local Media Fal(l) Shool acontece no ano letivo 2019/2020, simbolicamente marcado pelas comemorações do 20.º aniversário da FAL-UBI.

Para mais informação, AQUI


Conteúdo Recomendado