Jornadas Europeias do Património na Ponte Histórica do Rio Côa (Almeida)

As Jornadas Europeias do Património (JEP) realizam-se este ano, de 22 a 24 de setembro, sob o tema “Património e Natureza”.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) realizam-se este ano, de 22 a 24 de setembro, sob o tema “Património e Natureza”, como já tinha anunciado a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A Ponte histórica do Rio Côa vai ser palco de uma dessas atividades, no dia 22, a partir das 10 horas. Esta ação pretende “salvaguardar a Ponte Histórica da Estrada Real sobre o Rio Côa”. Neste sentido do programa destaca-se a limpeza da Ponte pelos Sapadores Florestais de Almeida e Vilar Formoso, seguindo-se a sessão de boas vindas pelo presidente da câmara de Almeida, António Batista Ribeiro. Para as 10h45 está prevista uma intervenção sobre “Limpeza do Monumento cuidados a ter!” por Lénia Fortunato, Técnica Superior da autarquia, seguindo-se a presidente da Associação das Encostas da Fonte Santa, Manuela Tolda sobre “Turismo e Natureza”, e por fim, “Património Cultural e Natural” por João Campos, consultor para o Património. A sessão termina com um almoço volante na Ponte do Rio Côa, mediante inscrição para o telefone: 271 571 700.

Com este tema, a DGPC pretende “chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões”, mais urbanas ou mais rurais.

Também chama a atenção para “a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território, e para o reforço de identidades”.


Conteúdo Recomendado