Jornadas Equestres Transfronteiriças de Almeida e Ciudad Rodrigo

O Picadeiro D’El Rey, em Almeida, acolhe nos dias 24 e 25 de outubro, as Jornadas Equestres Transfronteiriças de Almeida e Ciudad Rodrigo.

Promovidas pelo Município de Almeida em colaboração com o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo – Espanha, com o apoio e patrocínio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e da Junta de Castilla y León, as Jornadas Equestres Transfronteiriças de Almeida e Ciudad Rodrigo realizam-se esta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de outubro, no Picadeiro D’El Rey, em Almeida.

A antecipar o evento, nos dias 22 e 23 de outubro, aproximadamente 100 crianças do concelho de Almeida e da Comarca de Ciudad Rodrigo, participam numa atividade onde terão uma ideia do trabalho diário com estes animais e de noções básicas relativamente ao ensino desta modalidade.

Segundo a organização, estas jornadas abordarão os impactos de feiras nacionais e internacionais nos territórios, a utilização do cavalo para fins terapêuticos, o cavalo como elemento cultural dos dois países na zona raiana, e as dificuldades e oportunidades dos criadores de pura raça na região.

Do programa para esta quinta-feira, destaca-se as comunicações “Turismo Equestre – Uma aposta transfronteiriça na valorização de territórios de baixa densidade” e “Feiras Nacionais e Internacionais – Impacto Económico Direto e Indireto nos Territórios”. No período da tarde, a partir das 14h30, serão abordadas as temáticas “Hipoterapia – O Cavalo como elemento de estabilização motora e mental” e “O Cavalo PSL e PRE como símbolo de identidade nacional – Como avaliar o sucesso de uma raça?”. As Jornadas terminam com a Ginjinha de Honra e atividades lúdicas.

No dia seguinte, sexta-feira, dia 25, as Jornadas iniciam às 09h30, onde serão debatidos dois temas: “O Cavalo na Raia” e “Dificuldades e oportunidades para criadores de cavalos de pura raça em territórios de baixa densidade”, seguindo-se uma saída para Ciudad Rodrigo, onde se realizará uma demonstração equestres na Finca Casa Sola.

A participação no evento é gratuita, no entanto é necessário efetuar a inscrição, aqui.


Conteúdo Recomendado