Jornadas da Lã – Festa dos Pastores em Corujeira/Trinta (Guarda)

A tosquia de um rebanho nas cortes pastoris, demonstrações, ateliês, teatro, histórias de pastores contadas na primeira pessoa, exposição fotográfica são algumas das atividades.

As Jornadas da Lã – Festa dos Pastores em Corujeira/Trinta está marcadas para os próximos dias 9 e 10 de junho. A iniciativa é organizada pela União de Freguesias de Corujeira e Trinta e Associação Cultural Raiz de Trinta, com o apoio do Município da Guarda.

O evento pretende relembrar antigas práticas que antecediam a partida das ovelhas do flanco serrano. A este encontro de rebanhos e pastores estão associadas as merendas tradicionais, os contadores de estórias e tocadores, que faziam desse dia um dos pontos altos do ciclo da pastorícia.

Trata-se de “uma viagem sensorial ao interior de Portugal, onde as tradições relacionadas com a pastorícia, a lã e os produtos derivados são marca profunda, num território de natureza autêntica e pessoas genuínas” sublinha a organização.

A tosquia de um rebanho nas cortes pastoris, demonstrações, ateliês, teatro, histórias de pastores contadas na primeira pessoa, exposição fotográfica, percurso interpretativo, animação e gastronomia local são algumas das atividades previstas.


Conteúdo Recomendado