Jazz com Carlos Barretto Trio no TMG

Na próxima quinta-feira, dia 20, pelas 22 horas, Carlos Barretto (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra) e José Salgueiro (bateria) apresentam “Lokomotiv” no café concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG). Quando se fala de Jazz em Portugal, o nome de Carlos Barretto é uma referência de mérito incontornável. A crescente internacionalização da sua carreira tem levado […]

Na próxima quinta-feira, dia 20, pelas 22 horas, Carlos Barretto (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra) e José Salgueiro (bateria) apresentam “Lokomotiv” no café concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG).
Quando se fala de Jazz em Portugal, o nome de Carlos Barretto é uma referência de mérito incontornável. A crescente internacionalização da sua carreira tem levado a sua música a muitos destinos, tanto na Europa como na América, sempre com rasgados elogios por parte da crítica especializada. Depois de ter concluído o curso do Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Carlos Barreto residiu em Viena de Áustria (1980-1982) a fim de se especializar na música erudita, onde estudou com Ludwig Streischer, um dos grandes mestres mundiais do contrabaixo. Decide dedicar a sua carreira profissional à música improvisada, residindo em Paris (1984-1993), cidade a partir da qual teve oportunidade de trabalhar com grandes nomes do Jazz, atuando nos mais prestigiados festivais por toda a França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, entre outros. De regresso a Portugal em 1993, iniciou os seus projetos como líder e compositor, tendo gravado 8 Cd’s em nome próprio e colaborado em mais de vinte da autoria de Bernardo Sassetti, Carlos Martins, Bob Sands, George Cables, Mário Delgado, entre outros, e actuado em inúmeros festivais portugueses e europeus, sendo notória a evolução estética da sua música, desde o neo-bop até ao jazz europeu dos nossos dias. O espetáculo, com entrada livre, é apresentado no Teatro Municipal da Guarda (TMG) no âmbito da Rede 5 Sentidos constituída pelo Centro Cultural Vila Flor, Teatro Maria Matos, Teatro Municipal da Guarda, Teatro Virgínia e Teatro Viriato.

Conteúdo Recomendado