IX Festival de Teatro Sénior decorre em Pinhel

A iniciativa decorre hoje a partir das 14h15, no Cineteatro São Luís.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, decorre hoje no Cineteatro São Luís, em Pinhel, o IX Festival de Teatro Sénior. A Universidade Sénior de Pinhel vai ser anfitriã do evento, organizado pelo Município de Pinhel, em parceria com a RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade.

Programa

10h30: Ponto de Encontro frente ao edifício do antigo Paço Episcopal

11h00: Visita ao Centro Histórico da Cidade de Pinhel

12h00: Almoço

14h15: Início do IX Festival de Teatro no Cineteatro S. Luís Sessão de Abertura com o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura e com o Presidente da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade, Luís Jacob

14h30: Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Pinhel | As Três Abóboras 15h00: Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Gondomar | O Tio Simplício

15h45: Grupo de Teatro da Academia Sénior de Santa Maria da Feira | Desconcerto

16h30: Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Miranda do Corvo | 2 Sketchs e 1 Poema

17h00: Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto | No ar? Quem tem Farelos?

17h30: Encerramento e entrega de prémios

Sinopses As Três Abóboras (Universidade Sénior de Pinhel)

A peça de teatro infantil de António Torrado “As Três Abóboras” conta a história de um camponês que tratou com muito cuidado e carinho as suas abóboras. Estes frutos eram tão especiais que em vez de pevides tinham moedas de ouro! Contudo, o agricultor, influenciado pelo rei, decide trocar as suas riquíssimas abóboras por muitos hectares de terreno!

O Tio Simplício (Universidade Sénior de Gondomar)

O Tio Simplício é uma peça de teatro, do género comédia, que foi composta por Almeida Garrett, para a abertura do elegante teatro da Sociedade denominada Thalia, em 11 de abril de 1844, onde concorriam como atores e espetadores as primeiras pessoas e as principais famílias do reino. O autor era vice-presidente daquela esplêndida sociedade e, como tal, quis brindá-la com uma composição nova. Representou-se com naturalidade e primor, obteve geral aplauso, e repetidas vezes ali foi à cena.

Desconcerto (Academia Sénior de Santa Maria da Feira)

O mundo de hoje visto através do olhar, sempre atual, de Gil Vicente. O objetivo é saber “como se fazem as cousas”. Já de posse desta ciência, o espetador só tem duas hipóteses: ou entra no espetáculo, ou reage e tudo poderá acontecer…

Sketchs (Universidade Sénior de Miranda do Corvo)

O primeiro sketch chama-se “O Telegrama Telefonado”, um episódio em que um cavalheiro envia um telegrama telefonado à sua esposa, que se encontra ausente. Segue-se “O Discurso da Zézinha”, um sketch com tias ricas solteironas e um sobrinho interesseiro que utiliza sua filha “Zézinha” para cair nas boas graças de sua tia Josefina, com vista a um testamento chorudo.

No ar? Quem tem Farelos? (Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto)

A Rádio Piolho transmitirá a todos os seus ouvintes uma programação especial e irá invadir as casas com a magia do teatro radiofónico numa emocionante adaptação de “Quem tem farelos?” de Gil Vicente. Por isso não percam o programa de hoje! Tem ginástica? Tem sim senhor! E o tão famoso “Discos Pedidos”… Tudo isto e muito mais somente na Rádio Piolho, a rádio que não sai da sua cabeça.




Conteúdo Recomendado