IX Festival de Música da Beira Interior

A Scutvias com o apoio do TMG, apresentam no próximo sábado, dia 14 de junho o IX Festival de Música da Beira Interior.

Sob a direção de Rogério Peixinho e com a soprano Dora Rodrigues, este concerto apresenta duas obras do compositor Luís Cipriano: “Variações Portuguesas” e “Viriato”, esta última em estreia.

A obra “Variações Portuguesas” foi composta em 1997 a pedido do Maestro Ivo Cruz. Com a saída do mesmo da Orquestra do Norte, a obra acabou por nunca ter sido estreada. A mesma é baseada em temas populares portugueses e temas originais de características populares. Numa linguagem atonal e para formação sinfónica, assume no contraste de intensidades, dinâmicas e densidade a sua principal característica, tendo permanentemente na sua complexidade a simplicidade da linguagem musical oriunda do dia a dia rural do ponto de vista musical.

“Viriato” é uma obra com cinco andamentos cuja forma se revê num poema sinfónico, tendo como base o poema “Viriato Trágico” de Brás de Mascarenhas (Séc. XVII , Beira Alta). Com uma linguagem que mistura o tonal e o atonal, Luis Cipriano retrata a vida da figura Lusitana num permanente contraste entre o épico e trágico. Escrita para a Orquestra Sinfónica, Coro e Soprano Solo foi composta em especial para o IX Festival de Música da Beira Interior.


Conteúdo Recomendado