IPG participa em investigação sobre pólen na atmosfera

“Caracterização físico-química da matéria particulada adsorvida aos grãos de pólen presentes na atmosfera” é a designação do projeto, recentemente aprovado pela FCT, em que está envolvido o Instituto Politécnico da Guarda.

“Nas últimas décadas tem-se verificado, em ambientes urbanos, um aumento na prevalência de doenças respiratórias alérgicas relacionadas com a presença de pólen. A sua causa tem sido associada à interação entre os alérgenos de pólen e os poluentes atmosféricos, no entanto este fenómeno ainda é marginalmente entendido”. Referiu-nos o Prof. Pedro Rodrigues, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG e investigador neste projeto.
Recorde-se que o pólen é um aerossol biogénico primário, que se encontra sazonalmente na atmosfera, o qual poderia ser uma biopartícula inócua caso não fosse a sua capacidade para induzir reações respiratórias alérgicas. “Além disso – acrescenta Pedro Rodrigues – as propriedades físicas e diversidade química da matéria particulada inalável presente na atmosfera têm sido associadas com efeitos adversos de curto e longo prazo na saúde humana”.
O projeto apresentado à FCT, e que foi aprovado, tem como objetivo desenvolver um trabalho inovador que irá realizar, pela primeira vez, uma monitorização de longo prazo onde se pretende realizar a descrição do material particulado inalável (propriedades físicas, composição química, quantidade e origem) presente na parede do pólen atmosférico.
Para além deste objetivo, pretende-se também determinar as condições que influenciam o padrão de interação e, por outro lado, definir a associação entre níveis de pólen no ar, as características da matéria particulada presente na parede do pólen, e o número de doentes que recorreram às urgências dos hospitais devido a sintomas respiratórios alérgicos.
O estudo será realizado em três cidades com localização geográfica, influência meteorológica e nível de urbanização diferentes: Porto (cidade costeira do Atlântico), Guarda (cidade de alta altitude) e Évora (influenciado por desertos do Norte de África).
Neste estudo serão utilizadas técnicas de espectroscopia de Raio X e micro-espectroscopia de Raman assim como várias análises estatísticas e modelação concetual e numérica para obter informação detalhada e interpretação dos dados sobre a PM presente na parede do pólen atmosférico.
Durante o projeto procurará saber-se se é possível determinar uma associação entre o número, propriedades físicas e composição química da PM presente no pólen e episódios de alergia registados nos serviços de urgências dos hospitais centrais de cada cidade em estudo.
“Esta informação irá permitir a melhoria dos Sistemas de Alerta, contribuindo para a prevenção de alergia respiratória, assim como ajudar no suporte à tomada de decisões de planeamento paisagístico”, como nos foi referido.
A instituição proponente deste projeto foi a Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, surgindo como instituições participantes o Instituto Politécnico da Guarda, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. e a Universidade de Évora.


Conteúdo Recomendado