IPCB colabora com a Altran

O Instituto Politécncio de Castelo Branco (IPCB) colabora com a Altran na área do planeamento e otimização de redes de telemóveis 4G.

Leonel Lopes e Pedro Ferreira, finalistas da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, apresentaram no dia 13 de outubro o seu trabalho de final de curso na área do planeamento e otimização de redes de telemóveis 4G.

O trabalho foi orientado pelo docente Paulo Marques da ESTCB em resposta ao desafio lançado pela multinacional Altran, que acompanhou todo o processo e integrou o júri de avaliação do projeto.

Para João Lopes, da Altran, “existem muitas oportunidades de trabalho na área das telecomunicações na Altran do Fundão e os projetos de final de curso e estágios na Altran são um passo importante para a integração dos licenciados da ESTCB nos projetos da empresa”. Para Paulo Marques, a ligação entre a ESTCB e a Altran é um bom exemplo de como não é necessário ir estudar e viver para os grandes centros urbanos para se trabalhar em tecnologia de ponta num contexto internacional”.

A Altran é uma multinacional francesa de consultoria tecnológica que está presente no Fundão desde fevereiro de 2013. A sua componente internacional e a forma como encara Portugal como um polo de desenvolvimento de conhecimento e competências, tem-se revelado nos últimos anos um factor de crescimento de empregabilidade, com recrutamento em todo o distrito de Castelo Branco. Esta acção de recrutamento tem-se revelado um investimento que muito tem agradado à Altran Portugal e ao grupo internacional, e resultou na eleição de Portugal como centro de competências para a realização de projetos na plataforma de NEARSHORE no Fundão (trabalho para projetos internacionais, realizados à distância a partir do Fundão).

O objetivo da Altran é reforçar a capacidade instalada mas para tal necessita de mão-de-obra qualificada na área da Engenharia das Telecomunicações. Para reforçar a sua base de recrutamento a Altran assinou um protocolo de cooperação com o IPCB “que já começou a dar os primeiros frutos”.


Conteúdo Recomendado