Investigadora do CICS-UBI com dois projetos aprovados

Um dos projetos pretende o desenvolvimento de um dispositivo biomédico, de baixo custo, portátil para a deteção da nucleolina numa fase precoce do cancro da próstata.

Carla Cruz obteve financiamento em concursos do programa Fundação para a Ciência e Tecnologia – Massachusetts Institute of Technology e da Fundação Luso-Americana (FLAD).

A Investigadora FCT do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior, Carla Cruz, obteve aprovação para financiamento FCT como Investigadora Principal do projeto designado por “BIODEVICE”, no valor total de 91.184 euros. O financiamento resulta de uma candidatura ao mais recente Programa FCT – MIT Portugal – 2017 Concurso para Projetos de Investigação Exploratória de elevada exigência.

O projeto visa o desenvolvimento de um dispositivo biomédico baseado em aptameros de RNA de G-quadruplex, de baixo custo, portátil e com elevada sensibilidade para a deteção da nucleolina numa fase precoce do cancro da próstata. Este estudo conta com a participação de Jongyoon Han, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), especialista de renome na deteção de interações entre nano estruturas e biomoléculas.

Além dos investigadores do CICS-UBI, unidade de investigação da Faculdade de Ciências da Saúde, e do MIT, o projeto conta com a colaboração do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN-IST), tendo como objetivo desenvolver esse dispositivo microfluidico para a captura da nucleolina nas células tumorais circulantes (CTCs).

O Programa FCT-MIT Portugal resulta de uma parceria entre Universidades e Centros de Investigação Portugueses e o MIT.

Ainda no último concurso da Fundação Luso-Americana (FLAD) Healthcare 2020, Carla Cruz obteve aprovação para financiamento como Investigadora Principal do projeto designado “Development of drug delivery nanocarrier for HPV infection”, no valor total de 13.560 euros. Este financiamento destina-se a um estágio e missões no laboratório do Professor Craig Meyers em “Penn State College of Medicine”.

O Programa FLAD apoia programas científicos de Centros de Investigação Portugueses da área da Saúde, realizados em cooperação com Centros de Investigação dos Estados Unidos da América.

Desde 2014 que a Investigadora Carla Cruz tem estudado estruturas de DNA de G-quadruplex, nomeadamente estruturas teloméricas, regiões promotoras de oncogenes e promotores e mais recentemente aptameros de DNA e RNA de G-quadruplex e sua estabilização com fármacos para o tratamento de infeções causadas pelo vírus do papiloma humano.


Conteúdo Recomendado