Investigador da UBI em equipa vencedora de prémio na área das neurociências

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-8n_bvwOBKMk/UhO5IYG4yOI/AAAAAAAAAk4/t74S6-IXTkI/s1600/Brain_11.jpg

Gilberto Alves integra o projeto dedicado ao combate à doença de Alzheimer, que conquistou um dos Prémios Santa Casa Neurociências.

Gilberto Alves, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) e elemento do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), integra a equipa de investigação multidisciplinar contemplada com um dos Prémios Santa Casa Neurociências – o Prémio Mantero Belard 2021.

O projeto vencedor intitula-se “TAT-TrkB, um novo composto neuroprotetor na luta contra a doença de Alzheimer” e está a ser coordenado pela docente e investigadora Maria José Diógenes, do Instituto de Medicina Molecular/Faculdade de Medicina de Lisboa.

O TAT-TrkB é um composto que atravessa a barreira hematoencefálica e recupera as ações do fator neurotrófico BDNF (neuroprotetor endógeno) in vitro, ex vivo e in vivo (estudo piloto). Os próximos passos visam a confirmação do potencial terapêutico do TAT-TrkB através de estudos in vivo de farmacocinética, toxicidade e eficácia.

O prémio conquistado, no valor de 200 mil euros, tem como objetivo reconhecer e dinamizar a investigação científica ou clínica desenvolvida no âmbito das doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a Parkinson e a Alzheimer, possibilitando o surgimento de novas estratégias no tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.


Conteúdo Recomendado