Investidores exigem juros à Alemanha pela primeira vez em seis

Pela primeira vez desde junho, os investidores exigiram uma taxa de juro positiva para financiar a Alemanha em títulos a 12 meses. A Alemanha foi hoje ao mercado colocar bilhetes do tesouro a 12 meses. E, pela primeira vez desde junho, os investidores exigiram uma taxa de rentabilidade positiva para financiar o país. A ‘yield’ […]

Pela primeira vez desde junho, os investidores exigiram uma taxa de juro positiva para financiar a Alemanha em títulos a 12 meses.
A Alemanha foi hoje ao mercado colocar bilhetes do tesouro a 12 meses. E, pela primeira vez desde junho, os investidores exigiram uma taxa de rentabilidade positiva para financiar o país. A ‘yield’ da operação de hoje, onde foram colocados 2,07 mil milhões de euros, fixou-se em 0,1319%, de acordo com dados do Bundesbank citados pela Bloomberg. Desde junho, os leilões de títulos a 12 meses por parte da Alemanha saíram com uma taxa negativa, o que, na prática, significava que os investidores perdiam dinheiro e Berlim ainda ganhava ao ir ao mercado para se financiar. Isto ocorria devido à aversão de risco no mercado, com muitos participantes a preferir prescindir da rentabilidade para alocar o seu património num activo visto como seguro. Mas a situação está a mudar neste início do ano. Os investidores têm demonstrado um maior apetite pelo risco e por rendimento, o que se verifica na subida das bolsas desde o início do ano e na melhoria da dívida pública dos periféricos, como Portugal, por exemplo. Na última operação comparável à emissão de hoje, realizada em novembro, a taxa de rentabilidade dos bilhetes do tesouro a 12 meses germânicos situou-se em -0,0085%.

Conteúdo Recomendado