Instituto Politécnico da Guarda promove Fórum de Informação Geoespacial

A iniciativa destina-se a diferentes públicos ligados de alguma forma à área da IG, quer ao nível da aquisição e produção, mas também ao nível da sua utilização.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) organiza hoje, dia 13, um Fórum de Informação Geoespacial (FIGeo) com o objetivo de debater e partilhar experiências e conhecimento no domínio da Informação Geoespacial (IG).
Segundo a organização, no decorrer dos trabalhos, a realizar a partir das 09h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, serão abordados vários temas como a execução do Cadastro Predial em território nacional, os desafios da Informação Geoespacial no mercado e as aplicações desenvolvidas em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica) em vários setores de atividade.
A aquisição de Informação Geoespacial a partir de VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados), onde se incluem os ‘drones’, e o SIG aplicado à Proteção Civil são outros dos assuntos a tratar.
Para além das intervenções que integram o programa, serão realizados ‘workshops’ nas temáticas de exploração de ferramentas Google Geo e Mobile Mapping.
O IPG refere que o evento “pretende oferecer um espaço de debate, partilha de experiências e conhecimento no domínio da IG”.
O FIGeo destina-se a diferentes públicos ligados de alguma forma à área da IG, quer ao nível da aquisição e produção, mas também ao nível da sua utilização, acrescenta.
Os promotores lembram que o domínio da Informação Geoespacial “usufruiu nos últimos anos de uma forte evolução, não só ao nível dos equipamentos e técnicas utilizados na recolha de dados, mas também na utilização massiva de IG, o que de alguma forma permitiu promover a curiosidade dos utilizadores neste domínio científico, dando um caráter abrangente” ao evento a realizar na cidade da Guarda.


Conteúdo Recomendado