Inscrições abertas para atividades destinadas a estudantes e famílias na UBI

As inscrições para as quatro iniciativas estão já abertas e podem ser feitas online, a partir da página da Internet da UBI.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai promover este ano quatro atividades que convidam o público externo a visitar e a fazer experiências nos seus espaços de ensino e investigação. Pela primeira vez, este conjunto de propostas abrange todas as idades.

Depois de “Os Dias da UBI Júnior”, a “Universidade de Inverno” e a “Universidade de Verão”, que no seu conjunto cobrem todos os níveis de ensino pré-universitário, surge agora a “Universidade das Famílias”, que vai mostrar a academia a pais e irmãos dos seus estudantes e também aos familiares dos candidatos.

As inscrições para as quatro iniciativas estão já abertas e podem ser feitas online, a partir da página da Internet da UBI.

“Os Dias da UBI Júnior” é a primeira do calendário, decorrendo a 4 de março. É dedicada às crianças do pré-escolar ao 6.º ano, propondo atividades científicas de cariz lúdico e adaptadas à idade dos visitantes. O programa está definido e disponível para que as escolas escolham as atividades do seu interesse e procedam à inscrição até dia 26 de fevereiro.

Para as férias da Páscoa está agendada a “Universidade de Inverno”, que vai ter lugar entre os dias 30 de março e 2 de abril. Esta será a terceira edição de uma atividade que propõe aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º anos) quatro dias repletos de experiências científicas e culturais, em ambiente universitário e no cenário natural privilegiado da Serra da Estrela. O programa prevê a passagem pelas cinco faculdades da UBI, permitindo aos participantes conhecer todas as áreas e, assim, começarem a descobrir ou confirmar os seus interesses académicos. Há 40 vagas disponíveis para estudantes de todo o país, que ficarão alojados na Pousada de Juventude, na aldeia de montanha das Penhas da Saúde. As candidaturas estão abertas até 15 de março.

Em maio, é a vez da novidade deste ano: “Universidade das Famílias”. Este evento anual vai oferecer aos pais ou irmãos dos que estudam na UBI um vislumbre da vida académica. A iniciativa destina-se também aos familiares de futuros estudantes, que terão a oportunidade de conhecer a Universidade e colocar questões acerca da instituição e dos serviços disponíveis.

Durante a manhã o programa define a passagem pela faculdade escolhida, onde haverá uma apresentação pelo respetivo presidente, seguida de atividades em laboratório ou salas de aula. Antes do almoço, oferecido a todos os participantes, o Reitor dará as boas vindas ao grupo. À tarde, poderão conhecer o Museu dos Lanifícios ou explorar a cidade e a Serra da Estrela. As inscrições podem ser feitas até 10 de abril.

Para encerrar o ano letivo, o convite da “Universidade de Verão” é dirigido aos estudantes do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º), com um programa com atividades gerais e outro específico, por faculdades.

Tudo a decorrer também nos espaços da Universidade, da Covilhã e Serra da Estrela, com o propósito de ajudar os estudantes pré-universitários a descobrir a sua vocação.

As inscrições estão abertas até 21 de junho e há 125 vagas distribuídas da seguinte forma: 20 na Faculdade de Ciências; 25 na Faculdade de Engenharia; 20 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; 20 na Faculdade de Artes e Letras; e 40 na Faculdade de Ciências da Saúde.


Conteúdo Recomendado