InovCluster com 1,8M€ para internacionalizar e inovar o setor agroindustrial

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, disponibiliza 1,8 milhões de euros (ME) de apoio às empresas do setor agroindustrial no âmbito da sua internacionalização, qualificação e na inovação de produtos, foi esta segunda-feira anunciado.

“A InovCluster tem aprovada uma candidatura de 1,8 ME para apoiar projetos de empresas. Trata-se de uma candidatura com duas vertentes muito importantes para nós: a internacionalização e a inovação no âmbito do agroindustrial”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Luís Correia.

O autarca falava durante uma conferência de imprensa para divulgação da aprovação desta candidatura no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

“A partir de agora, a InovCluster e a Câmara de Castelo Branco têm disponibilidade para apoiar as empresas que queiram internacionalizar-se e procurar novos mercados. Têm, desde logo, um financiamento de 50%, que garantimos com esta candidatura”, adiantou.

Luís Correia disse ainda que está já prevista a participação em 11 feiras internacionais e em 10 ações promocionais internacionais.

“A participação em feiras é feita diretamente pelas empresas, começa este ano e estende-se até dezembro de 2016, sendo que 50% do financiamento é imediatamente garantido”, disse.

As empresas que queiram desenvolver ações de inovação de produtos no âmbito do setor do agroindustrial são também financiadas em 50%.

O autarca sublinhou que ao nível da inovação de produtos, o programa estende-se até 2017.

“Qualquer pequena ou média empresa (PME) que tenha condições de elegibilidade, nomeadamente autonomia financeira, não tenha dívidas ao Estado, entre outras, pode vir aqui [InovCluster] fazer ações no desenvolvimento de novos produtos, apoio à certificação e registo da marca, promoção da capacidade inovadora das empresas e capacitação das empresas ao nível da economia digital”, disse.

Luís Correia realçou também a aposta que o município de Castelo Branco está a fazer no agroindustrial e todo o trabalho já desenvolvido no âmbito do apoio às empresas deste setor.

A InovCluster tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regionais e para a afirmação da região Centro ao nível nacional e internacional.

Conta com 168 associados, dos quais 128 empresas.


Conteúdo Recomendado