Inflação mantém-se nos 1,6% na zona euro

A taxa anual de inflação na zona euro manteve-se em 1,6% em Julho, revelam os dados do Eurostat publicados hoje, estando assim dento do que o BCE considera ser estabilidade de preços. Um ano antes, a taxa era de 2,4%. O gabinete de estatísticas da União Europeia avança ainda que de junho para julho os […]

A taxa anual de inflação na zona euro manteve-se em 1,6% em Julho, revelam os dados do Eurostat publicados hoje, estando assim dento do que o BCE considera ser estabilidade de preços.
Um ano antes, a taxa era de 2,4%. O gabinete de estatísticas da União Europeia avança ainda que de junho para julho os preços caíram 0,5% na zona euro. Os maiores contributos ascendentes para a inflação anual na área do euro vieram das frutas, vegetais e do tabaco, enquanto as telecomunicações, serviços médicos e paramédicos e combustíveis para o transporte pressionaram os preços. Em comparação com Junho de 2013, a inflação anual caiu em 17 estados-membros, manteve-se estável em dois e aumentou em nove. Já na União Europeia, a inflação anual fixou-se em 1,7% em julho, estável face ao mês anterior. Em julho do ano passado, a inflação na UE foi de 2,5%. A inflação mensal registou uma queda de 0,4%. A taxa de inflação em Portugal foi de 0,8% em julho, quando no mês anterior foi de 1,2%. Em julho do ano passado, a taxa de inflação portuguesa estava nos 2,8%, revela o Eurostat.

Conteúdo Recomendado