Inês Monteiro de regresso ao Europeu de corta-mato

Após sete anos de ausência, é a grande nota na convocatória para os Europeus de Chia (Itália).

O regresso de Inês Monteiro à seleção portuguesa de corta-mato, após sete anos de ausência, é a grande nota na convocatória para os Europeus de Chia (Itália), ontem divulgada.
A participação portuguesa em Chia, a 11 de dezembro, vai fazer-se com equipas completas em seniores femininos, juniores e sub-23 masculinos, enquanto que nos outros três setores se entendeu que não havia justificação para levar equipa para pontuar.
Aos 36 anos, Inês Monteiro, do CA Seia, surpreendeu ao vencer o crosse de Torres Vedras, prova de seleção para o Europeu. Antes de parar, em 2009 tinha um palmarés brilhante em europeus, com três participações como junior (incluindo um título e um segundo lugar) e dez como sénior (sendo o melhor o terceiro lugar, em 2008).
Pré-selecionadas desde o início da época estavam Dulce Félix, que acabou por prescindir da seleção, e a também muito experiente Salomé Rocha. Seis vezes iternacional como sénior, tem sido a melhor nos últimos anos, nomeadamente com o nono lugar de 2013.
Completam a equipa Daniela Cunha e Susana Francisco, que ao serem segunda e terceira em Torres Vedras asseguraram o direito de integrar a equipa, que só pontuará coletivamente se todas concluírem.
Samuel Barata e Hugo Almeida, os dois primeiros de Torres Vedras, também viajam até Chia, o que não chega para pontuar por equipas.
Há um ano, Portugal só pontuou em sub-23 femininos, com o sexto lugar, mas agora aposta nos mais jovens do setor masculino – só estarão duas portuguesas no campo, em juniores e sub-23.


Conteúdo Recomendado