Indústria tem energia mais barata a partir de hoje

Os grandes consumidores de energia e também as empresas de atividade sazonal, vão ter condições mais favoráveis, desde hoje, no acesso à energia. Um novo enquadramento legal das tarifas de acesso ao sistema elétrico entra hoje em vigor, o que vai permitir aos grandes consumidores industriais de energia ontratar fornecimento de energia mais barato. Na […]

Os grandes consumidores de energia e também as empresas de atividade sazonal, vão ter condições mais favoráveis, desde hoje, no acesso à energia.

Um novo enquadramento legal das tarifas de acesso ao sistema elétrico entra hoje em vigor, o que vai permitir aos grandes consumidores industriais de energia ontratar fornecimento de energia mais barato. Na prática a nova legislação vai acabar por favorecer os consumidores de eletricidade e onerar os produtores, deixando assim margem no caso das indústrias – para que Portugal “possa impedir a concorrência predatória de Espanha”, em que os preços são bastantes mais baixos para as grandes fábricas, disse ao Expresso uma fonte envolvida no processo. A mesma fonte assegurou ainda que estas alterações irão beneficiar todas as grandes indústrias principais consumidoras de energia em Portugal, como por exemplo a Siderurgia Nacional, que gasta perto de 60 milhões de euros por ano em eletricidade.

Fornecimento de gáscom mais tarifário
Por outro lado, hoje fica também mais favorável o regime de fornecimento de gás à indústria sazonal, que abrange por exemplo a transformação de tomate e a produção de azeite. A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos acaba de aprovar legislação que enquadra uma nova opção tarifária. Em vez de serem obrigadas a contratar potências elevadas para todo o ano (como acontecia até agora), mesmo só necessitando de energia por alguns meses, a partir de agora as indústrias sazonais passam a poder efetuar contratos mensais. Desta forma só pagam os acessos e os consumos à medida das suas necessidades.


Conteúdo Recomendado