Indumape inaugura fábrica de 1,3 milhões de euros para exportar concentrado de sumo de uva

Com 640 mil euros de apoio do QREN, a transformadora de fruta Indumape inaugurou ontem uma nova unidade de produção de concentrado de uva, em Pombal.

Foi um investimento de 1,3 milhões de euros, que vai produzir sobretudo para exportação e que deverá gerar receitas de um milhão de euros já este ano.

A unidade foi inaugurada com a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que se referiu à Indumape como “um exemplo concreto e acabado” de bom aproveitamento dos fundos comunitários. A empresa, criada em 2007, transforma 30 mil toneladas de maçã e pera por ano, que vai buscar diretamente aos agricultores. No caso da uva será diferente: vai comprá-la às adegas já em mosto. Isto é relevante porque introduz um novo método produtivo, uma inovação.

“A agricultura nacional ganha muito se se puder associar à agroindústria”, disse a ministra, na inauguração da unidade. “O que temos aqui é valorização da produção nacional através da indústria, quer com inovação,  para termos formas de produção novas, quer o aspeto da internacionalização”, sublinhou.

“Estamos numa empresa que exporta entre 80% a 90% da sua produção e o que é consumido no mercado nacional substitui importações.” A empresa tem entre 15 e 28 empregados, conforme a época baixa (a que se vive agora) e o período de campanha, entre agosto e novembro. O investimento vai criar três postos de trabalho e “ajudar a uma melhor ocupação de pessoal”, disse ao Dinheiro Vivo o presidente do conselho de administração da Indumape, Carlos Botelho. A faturação da empresa deverá ser de 8 milhões de euros este ano, acima dos 6 milhões de 2013.


Conteúdo Recomendado