Incêndios: Seia investe na prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos

O município de Seia, no distrito da Guarda, vai investir 439 mil euros na prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos nos territórios vulneráveis ao perigo de incêndio.

A Câmara Municipal de Seia assinou este mês o termo de aceitação de uma candidatura para prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos nos territórios vulneráveis ao perigo de incêndio, que é apoiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), “no montante global de 439.508,22 euros, com o apoio financeiro de 95%”.

Segundo a autarquia presidida por Luciano Ribeiro, o projeto tem como objetivo “apoiar à instalação e manutenção de mosaicos de parcelas de gestão de combustível, em povoamentos florestais, no sentido de reforçar a defesa da floresta contra danos causados por agentes bióticos e aumentar a resiliência da floresta contra agentes abióticos”.

A candidatura que foi aprovada contempla intervenções relacionadas com a redução de densidades, a realização de desramações e podas, a execução de fogo controlado e o controlo de vegetação espontânea.

O prazo de execução previsto da candidatura é de 24 meses, indicou a fonte.

O projeto incide em 259,81 hectares de terreno da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) do Malhão, Rio Seia, Serra da Estrela Sul e Socorro.

A referida AIGP abrange o território do concelho de Seia, na serra da Estrela, pertencente às Uniões de Freguesias de Sameice e Santa Eulália, Tourais e Lajes, Santiago, Girabolhos, Vila Cova à Coelheira, Sandomil, Sazes da Beira, Valezim e Vide e Cabeça.


Conteúdo Recomendado