Incêndio urbano atinge três habitações e desaloja nove pessoas na Guarda

Técnicos da Câmara Municipal da Guarda e da Segurança Social estiveram no local a avaliar “uma solução de realojamento” das três famílias que viviam nas casas atingidas pelo incêndio.

Um incêndio urbano que atingiu três habitações construídas em banda desalojou hoje nove pessoas, incluindo quatro crianças, na cidade da Guarda, disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da proteção civil.

Segundo Marco Lucas, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários da Guarda, o alerta para o incêndio ocorrido na Rua dos Caminhos de Ferro, na Guarda-Gare, foi dado pelas 09:49 e as chamas destruíram por completo duas casas e deixaram uma terceira sem condições de habitabilidade “devido aos danos provocados pela água” utilizada no seu combate.

“Ficaram nove pessoas desalojadas nas três habitações”, indicou o responsável, sublinhando que não se registaram feridos.

A agência Lusa apurou no local que numa habitação residia uma família composta por sete pessoas, incluindo quatro crianças, e que cada uma das outras duas casas acolhia um morador.

Ilda Monteiro, que vivia com a família e os quatro filhos na casa onde as chamas se iniciaram, disse à agência Lusa que tudo o que tinha no seu interior foi destruído e ficou “sem nada”, a não ser “com a roupa no corpo”.

A mulher que se ausentou da habitação ao início da manhã desconhece as causas do incêndio, embora tenha referido que deixou a lareira acesa.

“As causas do incêndio são desconhecidas por nós. Agora, vão ser as entidades competentes a averiguar isso. À nossa chegada já estava uma das habitações toda tomada” pelas chamas, disse Marco Lucas, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários da Guarda.

O responsável acrescentou que quando os bombeiros chegaram ao local tiveram como preocupação evitar que o incêndio se propagasse às outras moradias contíguas.

Técnicos da Câmara Municipal da Guarda e da Segurança Social estiveram no local a avaliar “uma solução de realojamento” das três famílias que viviam nas casas atingidas pelo incêndio.

No local estiveram 27 operacionais e 10 viaturas das corporações de Bombeiros Voluntários da Guarda, Gonçalo e Celorico da Beira, da PSP e da Proteção Civil Municipal, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.


Conteúdo Recomendado