Incêndio de Unhais ameaçou casas e avança para Cortes do Meio

O fogo chegou a ser dado várias vezes como resolvido, mas a verdade é que os reacendimentos continuam.

Ao final da manhã desta quinta-feira, quase 200 homens (apoiados por sete meios aéreos) continuam a combater as chamas em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, num incêndio que lavra desde segunda-feira à noite.

O fogo chegou a ser dado várias vezes como resolvido, mas a verdade é que os reacendimentos continuam. “O vento muito forte e a orografia essencialmente montanhosa do terreno têm sido os principais inimigos do combate e o grande aliado deste fogo, que não nos tem dado descanso”, diz à Lusa o presidente da Câmara, Vítor Pereira.

O autarca adiantou ainda que o fogo já avança para a freguesia de Cortes do Meio, também no concelho da Covilhã, depois de durante a noite ter chegado “a estar praticamente dentro de Unhais da Serra”.

“Foram momentos muito difíceis e tivemos casas ladeadas pelo fogo, mas felizmente foi possível protegê-las, bem como à população”, disse, explicando que não foi necessário proceder à retirada de pessoas da vila, apesar de a situação ter chegado a ser pensada.

António S. Duarte foi um dos habitantes que viram o fogo à porta, mas o facto de ter tudo limpo em redor da casa impediu que as chamas causassem danos,


Conteúdo Recomendado