II Fórum de Informação GEOespacial hoje no IPG

O II Fórum de Informação GEOespacial realiza-se hoje no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.

Instituto Politécnico da Guarda (IPG) organiza amanhã, dia 21 de novembro, o II Fórum de Informação Geoespacial (FIGeo) com o tema “A Informação Geoespacial ao serviço da sociedade”.

Esta iniciativa terá lugar no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e insere-se no âmbito das Comemorações dos 25 Anos do Curso de Engenharia Topográfica no Instituto Politécnico da Guarda e em Portugal.

Segundo uma nota da organização, é com informação Geoespacial que se estudam e simulam fenómenos naturais nefastos e devastadores, como por exemplo, cheias, deslizamentos de solos, deslocamento de glaciares ou mesmo tsunamis, sendo estes fenómenos cada vez mais frequentes e intensos devido às alterações climáticas.

O evento tem como objetivo “oferecer um espaço de partilha de experiências e de conhecimento relativo à importância da Informação Geospacial (IG) nas sociedades atuais”, acrescenta a mesma fonte.

Smart Cities, Sistemas Globais de Posicionamento por Satélite (GNSS), Deteção Remota e outras técnicas atuais de aquisição e de processamento de Informação Geoespacial, como por exemplo, os VANT’s (Veículos Aéreos Não- Tripulados) ou os Sistemas de Varrimento a Laser serão alguns dos temas a abordar na sessão.

O evento destina-se não só a estudantes, mas também a profissionais de engenharia e gestão, investigadores, câmaras municipais e empreendedores. 

 


Conteúdo Recomendado