II edição do Prémio Douro Empreendedor com candidaturas abertas

Dar a conhecer projetos empresariais do Douro e de Trás-os-Montes e trabalhos criativos sobre a região são os desafios lançados no âmbito da II edição do Prémio Douro Empreendedor, cujas candidaturas terminam a 10 de outubro.

A segunda edição do Prémio Douro Empreendedor vai distinguir projetos empresariais que promovem o desenvolvimento da região, assim contribuindo para uma maior notoriedade e visibilidade do Douro e Trás-os-Montes. Promovido pela Rede EmpreenDouro, o prémio apresenta este ano, na vertente empresarial, a nova categoria “Projetos de Turismo Internacional”, a qual pretende distinguir investimentos, na área do turismo no Douro, que acrescentam valor económico aos recursos da região e potenciam a afirmação do Douro como destino turístico internacional de qualidade.
Nesta vertente vão ser ainda atribuídos prémios à melhor ideia de negócio ou  empresa com menos de dois anos e à empresa inovadora e criativa com mais de dois anos que mais se distinga.  O Prémio Douro Empreendedor 2014 inclui também prémios dirigidos a criativos das áreas do audiovisual e artes plásticas que apresentem trabalhos – em cartaz ou vídeo – que valorizem e afirmem a riqueza paisagística, cultural e arquitetónica do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, e de Trás-os-Montes. Esta vertente do prémio pretende distinguir trabalhos apresentados em formato de vídeo ou de cartaz que apresentem um olhar criativo sobre o Douro enquanto experiência ou enquanto território de gentes e lugares de saberes e tradições que merecem ser contados.  O vídeo da categoria “Douro Experiência” deverá ter uma duração até três minutos, e os trabalhos devem ser acompanhados de uma ”imagem capa” identificativa do mesmo e passível de ser usada na fase de comunicação.  Para a elaboração do cartaz “Gentes e Aldeias do Douro”, com ou sem som associado, podem ser utilizados diversos materiais, devendo o projeto final ser acompanhado da respetiva imagem digital. Em ambas as categorias, devem acompanhar os trabalhos um texto com o descritivo, motivação e identificação de lugares num total máximo de 5000 carateres com espaços. Na vertente empresarial, a seleção dos premiados será efetuada por um júri de 13 representantes institucionais integrantes da Rede EmpreenDouro, seguida da seleção de um júri de premiação que decidirá os vencedores. As vertentes artísticas do prémio serão votadas online, após seleção por um júri dos 20 melhores trabalhos. João Machado, escultor e designer gráfico, e João Botelho, cineasta, fazem parte da equipa de pré-seleção dos trabalhos a serem sujeitos ao escrutínio do público. Este júri conta ainda com a colaboração do setor cultural da região, o qual será responsável pela exposição itinerante dos melhores trabalhos nos principais museus da região do Douro.
Além do prémio monetário de quatro mil euros para cada categoria, os participantes, finalistas e vencedores vão ser objeto de divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais, beneficiando também do acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB )e das restantes entidades da rede.
O Prémio Douro Empreendedor é coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e cofinanciado pelo “ON.2 – O Novo Norte”, Programa Operacional Regional do Norte, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Inscrições e regulamento disponíveis aqui.


Conteúdo Recomendado