Igreja em Seia e Casa do Despacho são monumentos de interesse público

A classificação teve por base critérios “relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua conceção arquitetónica e urbanística”. Os edifícios da Igreja da Misericórdia de Seia e da Casa do Despacho foram hoje classificados como monumentos de interesse […]

A classificação teve por base critérios “relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua conceção arquitetónica e urbanística”.
Os edifícios da Igreja da Misericórdia de Seia e da Casa do Despacho foram hoje classificados como monumentos de interesse público, por portaria publicada em Diário da República, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. A portaria refere que a classificação teve por base critérios “relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua conceção arquitetónica e urbanística”. A Igreja da Misericórdia de Seia foi construída em 1772, “substituindo o primitivo templo da irmandade, de edificação quinhentista, junto do qual foi construído o primeiro albergue para doentes da localidade”, lê-se no documento. “O conjunto dos edifícios da igreja e da Casa do Despacho manteve a sua unidade estrutural ao longo dos anos, possuindo evidente interesse patrimonial. A fachada principal, de características barrocas, é antecedida por adro e dois patamares de escadas, destacando-se o interessante e variado tratamento das molduras dos vãos e dos frontões”, acrescenta. O interior da igreja “integra diversos elementos de interesse patrimonial, como o grupo escultórico em pedra de Ançã do renascimento coimbrão, originário do templo quinhentista, e vários motivos em talha dourada de linguagem rococó, incluindo o magnífico retábulo-mor e os retábulos colaterais”. A Casa do Despacho, de construção fins do século XIX, “ergue-se à direita da frontaria, comunicando com a nave através de tribuna”, aponta o documento. “O conjunto dos edifícios apresenta significativa relevância em termos patrimoniais, face à sua inquestionável importância histórico-social, artística e arquitetónica, tendo mantido a sua integridade estrutural ao longo dos anos”, referiu hoje à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Seia, Alcides Henriques. O responsável assinala que a Igreja da Misericórdia e a Casa do Despacho localizam-se no Largo da Misericórdia, em pleno centro histórico da cidade de Seia, “onde se realça edificado de assinalável valor patrimonial, como a capela de São Pedro, monumento nacional de estilo românico/manuelino, o ‘Solar dos Botelhos’, renascentista, também já classificado, e o edifício setecentista da Biblioteca Municipal”. Alcides Henriques lembra que a igreja, “cuja fachada principal é de características barrocas, foi construída em finais do século XVIII, no espaço de uma outra, certamente a primitiva e contemporânea da fundação da Misericórdia, em 1571, conforme atesta uma lápide funerária de campa rasa, datada de 1581”. Quanto à Casa do Despacho, contígua ao templo, o espaço físico onde se praticavam todos os atos administrativos e eram realizadas as reuniões da Mesa Administrativa da Misericórdia, “só veio a ser edificada na década de vinte do século XIX”, esclareceu.

Conteúdo Recomendado