Idanha-Velha divulga património em evento via streaming

Adaptado aos tempos que vivemos, o evento cultural “Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!” vai realizar-se em Idanha-a-Velha no sábado, dia 31 de outubro, com transmissão por live streaming.

O programa foi ajustado para formato ‘online’ e poderá ser acompanhado em direto através do Facebook das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Idanha-a-Nova, promovendo a cultura, a história e a gastronomia.

Inserido na programação do Ciclo “12 em Rede”, o evento é promovido pela associação Aldeias Históricas de Portugal com a parceria do Município de Idanha-a-Nova.

A história de Wamba, o humilde lavrador que se tornou rei dos Visigodos, serve, assim, de mote para um dia em torno do magnífico património material e imaterial de Idanha-a-Velha.

É à volta da história e das estórias que a terra tem para contar que poderá assistir via Internet a oficinas temáticas (artesanato e gastronomia), visitas guiadas, documentários sobre os Visigodos e sua permanência em Idanha-a-Velha e ainda um concerto de cordofones a partir da Sé Catedral (Concerto “Mano a Mano” – 21h00 em Live Streaming).

O Ciclo “12 em Rede” 2020 é financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programação:

9h00 –Vamos acender o Forno – Pão e doçaria de forno (limitado a 5 pax em simultâneo )

Actividade experiencial, visando o conhecimento das técnicas e produções gastronómicas tradicionais no contexto da utilização do forno de lenha. Actividade conduzida pelas mãos experientes de quem sabe. Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor.

Local: Forno Comunitário

10h às 21h- Pátio dos Sabores (antigo Posto de Turismo, acesso posterior) (Limitado a 5 pessoas em simultâneo)

Produções agro-alimentares, gastronomia e artesanato regional. Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor. N/A

10h30 –Lançamento de receituário colecionável (Limitado a 5 pessoas em simultâneo)

Receitas desenvolvidas e confeccionadas nos workshops da edição 12 em Rede Aldeias em Festa de 2019, em formato papel e digital. N/A

Local: Pátio dos Sabores

11h – Oficina temática – Estórias de pão (Streaming)

Oficina de expressão plástica com a designer Paula Varandas, construída em torno das histórias sobre o pão e o seu contexto produtivo. Destinada ao público infanto-juvenil.

Transmissão em Streaming (duração média: 1h)

Visita comentada – Azeite Egitânea (limitado a 5 pax)

Percurso pedestre temático, conduzido pelo produtor Tiago Lourenço, em torno da produção de azeite em modo biológico nos olivais da região e de Idanha-a-Velha em particular. Realizado mediante inscrição.

Presencial, limitado a 5 pax

11h- Lagar de Varas e Olival tradicional

14h – Lagar de Varas e Olival tradicional

15h –Comida de Merenda (Streaming)

Preparar um cesto de piquenique e marmitas saudáveis com a Chef Maria Caldeira de Sousa.

Transmissão em Streaming

16h- Visita Documentário – Contos das Terras do Rei Vamba (streaming)

Visita documentário. Percurso no tempo e no espaço, pela sucessão de histórias –muitas delas lendárias – que marcam Idanha-a-Velha.

Transmissão em plataforma.// Exclusivo Online

17h- Visita Documentário – Onde estão os Visigodos? (Streaming/ limitado a 5 pessoas)

Percurso comentado que conduz à descoberta das marcas de um dos períodos – e um dos povos –  menos conhecidos do grande público.

Preparada para transmissão em plataforma, considerando as limitações impostas pelas actuais circunstâncias

21h –Concerto –  “Mano a Mano”. Violas antigas e novas (limitado a 20 pessoas)

Integração de cordofones tradicionais no contexto da música contemporânea. Presencial condicionado ao número de bilhetes disponível, de acordo com as normas da DGS ;

Live Streaming para público em geral.

Local: Igreja de Santa Maria (Sé)i


Conteúdo Recomendado