Idanha-a-Nova expõe “Presépios de Barcelos”

A exposição “Presépios de Barcelos” encontra-se patente no Forum Cultural de Idanha-a-Nova, constituída por dezenas de peças dos mais conceituados ceramistas portugueses.

A inauguração decorreu no passado sábado,dia 30 de novembro, naquele espaço na zona histórica da Vila, numa organização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Os presépios expostos no Forum Cultural, no figurado de Barcelos, eram pertença do colecionador Rui Sequeira, natural de Portalegre, hoje na posse da Diocese de Portalegre-Castelo-Branco.

Rui Sequeira foi um dos mais qualificados presepistas portugueses e a nível internacional. Doou à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, não só este espólio aqui apresentado, produzido por artistas de Barcelos, que mostra bem a riqueza do artesanato local e a criatividade dos artistas no contexto da arte popular, mas também um apreciável e diversificado conjunto de outras representações presepiais de artistas de Estremoz, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Caldas da Rainha e Mafra. Inclui a mesma coleção também presépios de quase todos os países do Mundo.

Até 16 de fevereiro de 2020, em Idanha-a-Nova estará a valiosa exposição dos seguintes artistas de Barcelos: Ana Baraça, Carlos Baraça, Fernando Baraça, Júlia Côta, Júlia Ramalho, Maria Helena da Cruz, Mistério, Mistério filho, Mistério neto e Rosalina Baraça.

A exposição “Presépios de Barcelos” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e nos sábados, domingos e feriados das 14h00 às 18h00.


Conteúdo Recomendado