i-Danha Food Lab reúne vários especialistas na área da sustentabilidade ambiental e economia verde

De 8 a 10 de novembro, Monsanto reúne investidores, empreendedores, empresas e startups das áreas da alimentação, sustentabilidade ambiental e economia verde.

O i-Danha Food Lab está de regresso a Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, de 8 a 10 de novembro. Durante três dias, a “aldeia mais portuguesa de Portugal” vai reunir investidores, empreendedores, empresas e startups das áreas da alimentação, sustentabilidade ambiental e economia verde.

O i-Danha Food Lab 2019 desafia os interessados nestas temáticas a embarcar no ‘Comboio Mágico da Inovação’ – com partida e regresso a Lisboa – para trabalhar as oportunidades do Mundo Rural, com o objetivo de alterar o paradigma do desenvolvimento rural e da alimentação saudável.

Este evento é dinamizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região de Portugal, em parceria com a aceleradora de base tecnológica Building Global Innovators (BGI), oriunda do programa MIT Portugal, e o alto patrocínio do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia (EIT).

A programação inclui workshops, conferências, mesas redondas, networking, gastronomia e visitas a projetos-piloto. Segundo fonte da organização, durante os três dias serão ainda debatidos tópicos cruciais na produção e transformação sustentável dos alimentos.

Segundo uma nota informativa, o i-Danha Food Lab evidencia resultados positivos, tais como: criação de emprego, atração de investimento nacional e estrangeiro, Idanha está no mapa internacional da indústria alimentar, 16 projetos-piloto em curso no território, visibilidade nos media e redes sociais, e eventos com mais de 600 especialistas de diversas entidades, mais de 70 startups reunidas e mais de 240 empreendedores de 20 nacionalidades.

A aldeia de Monsanto recebe também um ‘Demo Day’ das startups do acelerador, mas também uma sessão plenária com agricultores onde todos os intervenientes (mais de 200 pessoas) cooperam para resolver desafios, potenciando a criação de parcerias, negócios e investimento.

O i-Danha Food Lab insere-se no “Histórias da Aldeia, Entre a Noite e a Madrugada”, evento do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal. É cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Toda a programação pode ser consultada na íntegra aqui.


Conteúdo Recomendado